Pular para o conteúdo principal

A Bruxa de Vênus







Como a Bruxaria pode ser compreendida de um ponto de vista Tradicional? A questão demanda um esclarecimento de termos, especificamente o que é bruxaria e em que implica o termo ‘tradicional’. Começando pelo último, tradição, são dadas muitas interpretações estranhas, muito comumente falando de sua hereditariedade arcana, e de formas puramente lineares e modernamente históricas. Isto significa que nossa cosmovisão moderna tende a impor uma hegemonia entre oposições, visando o consenso que não é necessariamente verdadeiro, mas que reflete uma aliança gerada pelo discurso contemporâneo. Isto deve nos dizer que os termos modernos tendem a ser frágeis, como todo discurso é por natureza frágil e volátil – sujeito às mudanças discursivas como são. A fragmentação da verdade em opinião pessoal, e a dificuldade entre a oposição para se alcançar a verdade testemunha a dificuldade de se descobrir o que está realmente no nome, um termo e um conceito. Isto porque hoje a verdade é significada pelo acordo, não pela descoberta do que é. Verdade, como Platão disse, é o que é belo e bom. Adotando-se estes adjetivos como apropriados, significa que verdade deve ser tanto bela – quanto boa. Platão compreendeu que o que é bom, deve possuir um apelo racional e levar a uma sensação que deveremos chamar amor, e assim isto deve ser abraçado e levar às boas ações. É aqui que a beleza entra. A afirmação de beleza valida a idéia racional.
A lógica é simples; se sua verdade gera malícia, é uma mentira.
Existem vários tipos de malícia, que variam dos ‘renascidos’ cristãos (n.t. Evangélicos), que se vêem como salvos, mas a todos os outros condenados ao hedonismo satânico, que se vêem como ‘o todo’ e o ‘fim de tudo’, partindo de uma perspectiva proveniente da mesma escala. Isto nos diz que estas avenidas de crença não podem ser tradicionais, graças ao seu nível de fonte.
Bem mais simples, uma cosmovisão tradicional enfoca no Um e vê todo o resto como radiações do Um. Falamos de um monismo que rejeita antagonismo como uma parte de seu mistério. Em simples palavras, falamos de uma certa ordem, bem replicada na frequentemente usada metáfora e alegoria da cadeia dourada que estende do trono do Um aos mais tenebrosos quadrantes da matéria. Significa que tudo o que existe, EXISTE por causa do Um. É sua essência divina que penetra a tudo – mas junto à cadeia dourada que nos fala da distância do trono.
Esta distância tende a ser infusa de julgamentos morais, mas uma moral que reside em uma ética que não posiciona a humanidade, a geração, mas o homem, o indivíduo, em posição de julgamento.  Desta posição, vários atos, impulsos e preferências se revelam em uma medida que clama validade maior do que sua constituição. Esta distância separa os reinos, mas isto não fala automaticamente de qualidade na escala de bom ou ruim. O que temos é uma sucessão de abertura às impurezas que no último instante fala do reino acima. O reino das plantas é geralmente visto como o mais inferior, mas em cada planta repousa sua estrela. Então, bem ou mal não fala de distância, mas muito mais sobre postura. E nisto encontramos a idéia de pecado, a perda da meta. Novamente, vemos como os julgamentos morais nublaram a tradição, como hoje em dia “pecado” é compreendido como algo ruim que fazemos, não interessa quem somos e qual seja o nosso destino.
Se enxergarmos a criação como uma teia de inter-relações onde o desafio é perceber onde as peças se encaixam, estamos mais perto da verdade do que qualquer condenação. Isto significa bem sobriamente que algo tradicional é realmente passado através das gerações, material ou espiritualmente, mas no espírito da verdade, o que significa que precisa ser bom e belo. A bondade e beleza das tradições se tornam marcas que lhe fazem genuína. Se aceitarmos então esta apresentação de tradição, onde colocamos a bruxaria?
Novamente, a questão coloca uma demanda de esclarecimento. A Arte da Bruxa; o que é uma Bruxa e o que é a Arte? E novamente nos deparamos com rótulos impostos sobre o sujeito, e mesmo assim, quais são os elementos na percepção européia da Bruxa?
É alguém isolado dos “civilis”, alguém considerado o possuidor de uma maior percepção nas obras secretas da natureza e a habilidade de curar ou amaldiçoar. Sigilo e sensualidade andam de mãos juntas com a solidão e o macabro. Estamos falando de um grande contraste que se ergue da maestria da mão esquerda e mão direita. Uma maestria impossível de se possuir se a pessoa não está alinhada com o eixo que se estende ao ‘Polo Norte’. Desta perspectiva a Bruxa se torna a devota de Vênus, filha do Sol, e a Arte é o campo da fertilidade, que varia do crescimento das plantações ao crescimento da sabedoria. Seu terreno é o interior, os reinos silvestres de florestas e lagos, rios e montanhas. Em suas mãos a amável Vênus carrega a promessa de ascensão honesta e as sementes da corrupção, como ditas no imaginário poético que coloriu a história noturna da humanidade. A Arte de Vênus é o dom da magia naturalis, e seu veneno é o desafio que repousa no poder e domínio. É daqui que temos as raízes da Bruxa como observadora vigilante do curso da essência divina, seu desdobramento em espírito e matéria, e o ‘malefício’ contra-produtivo que ataca o mundo e a natureza, deslocado e consumido por seus próprios ‘nafs’ e inclinações inferiores que convidam a ilusão da matéria como superiores ao espírito, o ser manifesto superior ao seu não-manifesto e infinitas possibilidades. E é aqui que é encontrada a divisão nascida pela aceitação da divisão da matéria como essencialmente diferente de sua origem. Esta é a primeira conjunção no caminho, onde encontramos Janus Bifrons abrindo duas avenidas – e aqui encontramos a Arte propriamente, e sua mímica pálida e atroz, sua inversão.
Escolha bem os passos no caminho.

Postagens mais visitadas deste blog

The ‘firmeza’ of Quimbanda

Quimbanda is a cult centred on the direct and head on interaction with spirit, hence developing mediumistic skills and capability in spirit trafficking is integral and vital to working Quimbanda. Possession is a phenomenon that intrigues and also scares. After all we have all seen movies like The Exorcist and other horror thrillers giving visual spectacles to how hostile spirits can take over the human body, mind and soul in intrusive and fatal ways. But possessions do find a counterpart in the shamanic rapture as much as in the prophet whose soul is filled with angelic light that makes him or her prophetic. Possession is not only about the full given over of your material vessel to a spirit that in turn uses the faculties of the medium to engage various forms of work. Inspiration, dream and to be ‘under the influence’ are potentially valid and worthy avenues for connecting with spirit. Yet another avenue for good spirit trafficking is the communion, or what Jake Stratton-Kent ca

A Quimbanda FAQ

In this article I will try to answer some questions concerning Quimbanda that surfaces with frequency. Questions concerning how to work this cult solitary and somehow dislocated from the cultural climate of understanding here in Brazil are frequently asked as are questions concerning the magical tools, such as guias, patuás and statues, available to the general public. I want to be initiated in Quimbanda, how do I proceed with that? When we speak of initiation in the perspective of Quimbanda we are speaking of a true and intense merging with spirit that involves a pact/agreement, a spirit vessel (assentamento), ordeal and oath. There are elements used in this process that are common to every house/terreiro/cabula/lineage of Quimbanda that reveals a common origin. There are different varieties of Quimbanda in Brazil, and the expression of the common root, will always depend of the constellation of spirits we find in the tronco. In other words, a ‘Casa de Exu’ that is dominated

Luxuria: The Seven Sins - part II of VII

"But every man is tempted, when he is drawn away of his own lust, and enticed. Then when lust hath conceived, it bringeth forth sin; and sin, when it is finished, bringeth forth death." - James 1: 14 - 15 -      Luxuria , or better known as lust is by John Cassian understood to be the very womb of sin and death in accordance with James 1. Whereas pride/hubris is the seed of sin, lust is the womb of the sinful seed. Today the word ‘lust’ carry an overtly sexual and hedonist flavor and in truth one of the predecessors of ‘luxuria’ is found in the activity related to porneia or prostitution, but more than this, luxuria is a thymus , an appetite. Perhaps the most proper idea that still carries on the inherent idea of ‘luxuria’ is actually luxury – in other words, an excess. In Antiquity as in galenic medicine all disease was caused by excess of something, in the cause of ‘luxuria’, we are speaking of an excess of pleasing oneself. This self pleasing is of a nature tha